Saiba a melhor frequência e horários para postar nas redes sociais

Por| 24 de novembro de 2019| Comentários

As redes sociais são ótimas ferramentas para as empresas que querem se destacar na Internet e entrar em contato com uma grande parcela do seu público alvo. Porém, para obter o melhor dessas ferramentas, é necessário entender como elas funcionam e suas melhores práticas, como os principais horários para postar nas redes sociais.

Como cada rede é diferente e tem suas particularidades, o comportamento do público em cada uma delas pode mudar, obrigando as empresas a adaptarem seus conteúdos para essas diferenças.

Confira abaixo uma lista com os melhores horários para postar nas redes sociais, os principais tipos de conteúdo para cada uma e outras informações úteis:

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Só no Brasil, são cerca de 92 milhões de usuários (cerca de 45% da população brasileira). Antes de entrarmos nos dados sobre os melhores horários para postar no Facebook, precisamos entender como essa rede social funciona.

Uma fan page no Facebook tem duas métricas que determinam o alcance dos seus posts: o número de seguidores e  o nível de engajamento (no caso, o Falando sobre Isso).

O nível de engajamento é muito mais importante do que o número de seguidores, já que ele representa um fator de influência muito maior. Porém, quanto mais posts feitos em um curto espaço de tempo, menos engajamento – e menor é o alcance. A não ser que você pague a promoção do post pelo Facebook.

Portanto, a melhor frequência de posts no Facebook é de 3 a 4 vezes por semana. O ideal é reservar esses posts para as quintas e sextas-feiras, já que os posts no Facebook costumam receber, em média, 3,5% menos atenção entre segundas e quartas.

Em termos de horários, o mais indicado é postar perto do meio dia. Posts feitos às 13 horas costumam ter mais compartilhamentos, enquanto posts feitos às 15 horas têm mais cliques – embora postar entre as 9h até as 19h seja aceitável.

O melhor tipo de conteúdo para o Facebook são os posts curtos e com imagens — estes costumam receber mais atenção. Posts polêmicos recebem muito mais cliques, comentários e compartilhamentos, mas não são recomendados para empresas.

Resumão: No Facebook, o melhor é postar de 3 a 4 vezes por semana, priorizando as quintas e sextas-feiras, com principal foco nos horários entre 13 horas e 15 horas.

Twitter

O Twitter é uma rede social que funciona de modo diferente do Facebook. Mais dinâmica, seus tweets têm “vida útil” menor do que a dos posts no Facebook, mas é possível repetir tweets em horários diferentes e garantir que alcancem boa parte do seu público.

O ideal é postar no Twitter em torno de 4 a 5 vezes por dia. Quem posta essa quantidade normalmente tem o dobro de retweets do que quem posta de 2 a 3 vezes por dia — e o triplo de quem posta uma vez só.

O melhor dia para postar no Twitter vai depender do seu segmento. Normalmente, quem atua no mercado B2B (Business to Business) tem maior destaque durante a semana, especialmente às quartas-feiras.

Já para quem atua no mercado B2C (Business to Consumer), a maior quantidade de cliques acontece nas quartas-feiras e nos fins de semana (nos sábados e domingos há um aumento de captura de atenção para marcas em 17%).

O melhor horário para postar no Twitter é depois do almoço. Ao meio dia e às 18 horas são os horários com maior número de cliques, enquanto às 17 horas acontecem a maior quantidade de retweets. Dica bônus: uma boa dica é usar a ferramenta Followerwonk, que permite analisar os seus seguidores e descobrir o melhor horário para a sua audiência em específico.

Resumão: Postar no Twitter de 4 a 5 vezes por dia, preferencialmente depois do almoço, com destaque para o meio dia, às 17 horas e às 18 horas.

LinkedIn

A melhor rede social para as estratégias de quem atua no mercado B2B é o LinkedIn. Afinal, a vasta maioria do público do LinkedIn é voltado para o negócio B2B. Portanto, não é nenhuma surpresa que os melhores dias para postar no LinkedIn sejam os dias de semana, com especial destaque para as terças, quartas e quintas-feiras.

A AddThis, start-up de tecnologia que desenvolve soluções de compartilhamento de posts em redes sociais, analisou 14 milhões de usuários do LinkedIn e determinou que o melhor dia e horário para postar por lá é nas quintas-feiras, entre as 10 e 11 horas.

O período de maior audiência do site, porém, é logo de manhã, entre as 7 horas e 8 horas dos dias de semana. O conteúdo feito para o LinkedIn deve ser mais longo, em formato de artigos, e seguindo mais ou menos as mesmas diretrizes de uma campanha de meio de funil em uma estratégia de Inbound Marketing — provando sua autoridade e se destacando da concorrência.

Uma boa ideia é dar uma olhada nos guias e conteúdos feitos pelo próprio LinkedIn sobre como produzir material para essa rede social. Em termos de frequência, o mais indicado é postar 1 ou 2 vezes por semana.

Resumão: Postar no LinkedIn durante os dias de semana, dando ênfase para a quinta-feira de manhã. O mais indicado é postar 1 ou 2 vezes por semana e produzindo conteúdo mais completo, em formato de artigo.

Instagram

O Instagram também é uma ótima ferramenta para fazer marketing na Internet, especialmente para quem trabalha com o mercado consumidor direto. A melhor frequência de posts nessa rede social é de 2 a 3 posts por dia, sempre focando na qualidade do que é postado e tentando alternar entre fotos e vídeos curtos.

O melhor dia para postar é na segunda-feira, quando há maior interação, mas o Instagram deve receber conteúdo diário. Em questão de horários, o mais indicado é fazer posts no horário de trabalho, com maior concentração entre as 17 horas e as 18 horas, quando a audiência da rede social sobe.

Utilize o Instagram para mostrar a sua empresa, os trabalhos realizados, e até mesmo alguns bastidores das suas atividades, construindo uma relação mais próxima com o público dessa rede social. Resumão: fotos e vídeos curtos de 2 a 3 vezes por dia, preferencialmente no fim da tarde.

E aí, aprendeu quais os melhores horários para postar nas redes sociais? Agora é só colocar essas dicas em prática para formatar a sua estratégia. Se você gostou do nosso artigo e quer receber mais dicas como essas, curta a nossa página no Facebook!

Open chat